0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 04/07/2022 18:05

Em uma tentativa de desfazer um mal-estar diplomático, o ex-presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira (4) ao presidente de PortugalMarcelo Rebelo, o Brasil tem uma relação de “muito respeito” com ele.

Temer foi convidado por Rebelo para um café da manhã nesta segunda, mesmo dia em que era esperado um almoço do presidente português com o presidente Jair Bolsonaro.

Na semana passada, no entanto, Bolsonaro desmarcou o encontro após ser informado que, no dia anterior, Rebelo se reuniria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reunião promovida no domingo (3).

“Eu tive a oportunidade de dizer que nós, brasileiros, temos uma relação naturalmente fraternal com os portugueses, especialmente uma relação de muito respeito com seu presidente. Nós temos muito apreço por ele e pela forma como ele conduz o país”, disse Temer .

Apesar do aceno feito por Temer, Rebelo não mencionou durante o café da manhã a decisão de Bolsonaro e teceu elogios ao país.

Na conversa, ambos também trataram dos impactos econômicos do conflito entre Ucrânia e Rússia e da oportunidade de os dois países atraírem investimentos da iniciativa privada que antes eram destinados aos dois países.

Segundo o governo português, Rebelo visitaria São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas com o cancelamento do evento que aconteceria no Palácio do Itamaraty, ele não deve mais viajar para a capital do país.

O ex-presidente Michel Temer encontrou nesta segunda-feira (4) o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, em um café da manhã

De acordo com fontes do governo brasileiro ouvidas pela reportagem em Brasília, a decisão de cancelamento do encontro gerou estranheza dos diplomatas envolvidos na negociação, que ainda trabalham para reverter a situação provocada pelo incômodo.

 

Post Anterior

Internet 5G chega nesta quarta-feira a Brasília, 1ª cidade a receber tecnologia

Próximo Post

PEC kamikaze: a última aposta de Bolsonaro antes das eleições