0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 30/07/2022 17:00

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidatos ao Palácio do Planalto, citaram a obra de transposição do rio São Francisco durante discursos neste sábado (30). Enquanto em Fortaleza o petista defendeu a autoria da obra, o candidato à reeleição fez, em São Paulo, uma referência ao valor dela, mencionando casos de corrupção.

O objetivo da obra é levar água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. De acordo com as pesquisas de intenção de voto, Lula lidera com vantagem no Nordeste. Bolsonaro tenta reduzir a diferença na região. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

“Vocês estão lembrados. Era impossível fazer a transposição do rio São Francisco. D. Pedro [2º] tentou fazer quando era imperador e não conseguiu. Pois bem, nós fizemos a transposição”, disse Lula.

“Eu e a Dilma fizemos 88% das obras. O outro que deu o golpe [referência a Michel Temer] fez 7% e o mentiroso [referência a Jair Bolsonaro] fez apenas 5%, e colocou na televisão que era ele que fez a transposição. Na verdade, ele [Bolsonaro] não conseguiu fazer transposição nem para levar água para a boca dele para lavar de tanta mentira que ele conta para esse país”, acrescentou.

O discurso foi feito durante ato de apoio à candidatura de Elmano Freitas (PT) ao governo do Ceará.

Em São Paulo, na convenção do Republicanos que oficializou a candidatura do ex-ministro Tarcísio de Freitas ao governo estadual quase no mesmo horário, Bolsonaro citou desvios na Petrobras ao compará-los com o valor da obra de transposição.

“O pessoal reclamava até pouco tempo do preço do combustível. Com razão. Era uma crise e ainda é no mundo todo. Mas a nossa Petrobras, entre 2003 e 2015, se endividou na casa dos R$ 900 bilhões, dinheiro suficiente para fazer 60 vezes a transposição do rio São Francisco”, declarou.

Post Anterior

Governar é cuidar, diz Lula em Fortaleza

Próximo Post

Bancos elevam previsão de alta do PIB em 2022 para até 2,5%

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.