Home»Cultura»De graça: Maior festival de mulheres do mundo acontece em Palmas

De graça: Maior festival de mulheres do mundo acontece em Palmas

O que as mulheres têm a dizer? Quais temas, ritmos e melodias permeiam a produção musical feminina?

Atualizada em: 29/10/2018 17:46

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Acontece nos dias 31 de outubro, 2 e 3 de novembro, pela primeira vez em Palmas, o Sonora– Festival Internacional de Compositoras. Serão três dias de programação gratuita só com trabalhos de mulheres que foram selecionadas via edital público.

No total foram 12 compositoras do Tocantins e da Região Norte e quatro oficinas. Além das selecionadas o festival conta com uma artista convidada do Rio de Janeiro e com um minicurso de noções básicas de áudio.

A programação começa com as 04 oficinas, que serão ministradas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante no período diurno, sendo 9h a de Mandala Lunar e Bordado Artístico, às 14h de Escrita Criativa e às 16h de Dança do Ventre.

Já no dia 2 na grande praça do Espaço Cultural de Palmas, a partir das 17h com a apresentação de 13 compositoras de diferentes estilos. A programação será totalmente gratuita, com pocket shows e feira livre.

No dia 03 de novembro, o auditório Cuíca, da UFT, recebe o minicurso de Noções Básicas em Áudio, ministrado por Kênia Feitosa, de Anápolis (GO), das 13h às 19h. O curso será direcionado às compositoras que foram selecionadas para o evento, porém serão liberadas algumas vagas para o público que comparecer no dia.

O Festival

O Sonora nasceu em 2016 com o foco na criação de um espaço voltado para divulgação e exposição das potencialidades individuais das mulheres na música, e também para a reflexão coletiva, promovendo o intercâmbio entre mulheres ativas na indústria da música e artistas de várias vertentes e gêneros musicais.

Originado através da hashtag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini de Belo Horizonte, buscava acabar com o mito de que existem poucas compositoras mulheres que criam na música. Com a grande repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, que hoje intitulamos de Sonora.

A partir daí mais mulheres aderiram ao festival a fim de agregar ideias e iniciativas. Hoje o Sonora é uma grande rede de mulheres compositoras e produtoras culturais ativistas espalhadas pelo mundo.

Em 2016 esteve em 06 países e 21 cidades. Já em 2017 alcançou 15 países e 62 cidades. Neste ano, em sua terceira edição, o Sonora chega em 16 países e 74 cidades, se tornando o maior festival de mulheres do mundo.

O Sonora é portanto um evento independente realizado por uma rede de produtoras e compositoras ativistas que acreditam no poder de transformação da arte e cultura.

E em Palmas, não possui nenhum apoio financeiro, por isso, foi lançada uma vaquinha para remunerar os gatos com produção que serão posteriormente divulgados nas redes do evento. Quem deseja apoiar a inciativa visite a página do Sonora no Facebook

Serviço:
O que: Sonora Festival Internacional de Compositoras Palmas
Quando: 02 de novembro
Que horas: a partir das 17h
Onde: Espaço Cultural de Palmas
Entrada: gratuita

Programação

(Lineu up)
Laila Cavalcante
Jaqueei
Mãeria
Fernanda Texeira – RO
Gil Doliath
Patrícia Oliveira
Raia
Lua Bogo
Ellen Poesia – AM
Barbarella
Brenda Zeni – AP
Luiza Boê – RJ

O Sonora Festival Internacional de Compositoras – Palmas possui o apoio do Sesc Tocantins, UFT, Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Cultural De Palmas, Circo Os Kaco, Árvore Seca, Canto Das Artes, Prestasom, Harmonia Musical e Grupo Jorima.

Post Anterior

Em chácara, dupla é presa com arma de fogo, motocicleta furtada e filhotes de papagaios

Próximo Post

BR-153: Motorista de bitrem atropela motociclista, foge sem prestar socorro mas é preso logo em seguida

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *