0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 28/05/2020 12:41

O Laboratório Municipal de Palmas recebeu cerca de 15 mil testes frutos de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) e a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O Município já havia adquirido 10 mil testes na semana passada para testar todas as pessoas sintomáticas da Capital. Os métodos utilizados nos novos testes adquiridos é a quimiluminescência, mais sensível e eficaz para a detecção de anticorpos da doença.

A cooperação prevê que a princípio serão testados profissionais de saúde de Palmas e do Tocantins que atuam no combate à Covid-19 (atuantes em Unidades Básicas de Saúde, urgência e emergência) e profissionais de segurança pública, como a Polícia Militar (PM) e a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Também serão realizados testes em 100% das pessoas presas de Palmas, ao adentrarem às unidades prisionais, mesmo que assintomáticos. 

Prefeitura de Palmas recebe mais 15 mil testes oriundos do Tribunal de Justiça e amplia diagnóstico de Covid-19. Foto: Raíza Milhomem.

De acordo com o juiz Manuel de Faria Reis Neto a parceria entre TJ e o Município para testar população vai evitar que pessoas possivelmente infectadas circulem. “E também auxiliará na aplicação da melhor medida de distanciamento da população, como o Ministério da Saúde já indicou a imprescindibilidade da testagem para controlar a disseminação do vírus”, afirma.

Sobre a capacidade técnica e operacional, o secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, ressalta que o Laboratório Municipal está preparado para o processamento de 360 testes por dia de quimioluminescência e 100 testes diários de sorologia para teste rápido. “Esses números consideram toda a logística de coleta e recebimento de material biológico, recursos humanos e transporte necessários à análise e liberação de resultados em tempo oportuno”, diz. Ele informa que, atualmente, o Laboratório Municipal conta com uma estrutura e planejamento para realização de 15.000 testes em até dois meses e meio.

Post Anterior

Referência mundial em estudos de mudanças climáticas irá ministrar palestra na Agrotins

Próximo Post

Prefeitura de Palmas capta R$ 11 milhões junto ao Governo Federal