Home»Destaque»Contra ‘fake news’, Facebook cria ferramenta que avalia perfis por meio de escala de confiabilidade

Contra ‘fake news’, Facebook cria ferramenta que avalia perfis por meio de escala de confiabilidade

Atualizada em: 21/08/2018 19:14

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

“Se tá na internet é verdade”. E se for no Facebook, então, mais ainda. Esta frase irônica é muito usada por usuários das redes sociais para descrever algo visto por lá que não é bem confiável.

E pensando no quesito “verdade em rede”, o jornal norte-americano Washington Post revelou que a rede social de Mark Zuckerberg desenvolveu um sistema que avalia internamente os membros do Facebook por uma escala de confiança no conteúdo que posta. O objetivo é levantar quais denúncias de posts com notícias falsas são confiáveis e quais merecem investigação. 

A empresa de tecnologia afirma, segundo o jornal, que a ferramenta foi desenvolvida para ajudar a lidar com as notícias falsas, tão proliferadas na plataforma diariamente, e que a reputação dos usuários é uma arma para combater informações inverídicas. O Facebook se recusou a revelar como será feita essa pontuação e os critérios para calculá-la, além dos limites de seu us, mas afirmou que os perfis considerados “confiáveis” terão mais chances de terem suas denúncias investigadas pela equipe da rede social.

Segundo o jornal americano, o Facebook negou que esteja criando uma classificação para seus usuários, e que apenas busca combater indiscriminadamente as notícias falsas postadas na rede. A ferramenta de pontuação deve ser implantada em breve pela plataforma.

Post Anterior

Coligação de Carlos Amastha entra na Justiça e aponta fraude na composição da chapa de Márlon Reis

Próximo Post

Encontro dos bombachas