0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 18/01/2021 21:10

Dia 18 de janeiro de 2021, um dia histórico para o tocantinense que acompanhou pelos veículos de comunicação a chegada do carregamento da vacina e em seguida as primeiras pessoas a ser imunizadas contra a doença no Estado. 

Enfermeira recebe a 1ª dose da vacina no Tocantins

Enfermeira no Tocantins desde 1994, 52 anos, moradora de Gurupi, no sul do Estado, casada e mãe de dois filhos. Essa é a Edleuza Ferreira dos Santos, enfermeira na UTI no Hospital Regional de Gurupi, a 1ª pessoa a ser vacinada no Tocantins. Ela é hipertensa e faz parte do grupo de risco. Em julho do ano passado, a enfermeira teve a Covid-19. 

A dose foi aplicada na noite desta segunda-feira, 18, no Laboratório Central do Estado (Lacen), após o primeiro carregamento das vacinas chegar no Tocantins. 

Primeira tocantinense vacinada: Edleuza Ferreira dos Santos, enfermeira na UTI no HRG, Paraibana e trabalha na área da saúde no Tocantins desde 1994. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

2ª pessoa a ser vacinada 

A técnica de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP), Jocilia Tito Barbosa Silva, de 50 anos,  foi a segunda pessoa no Tocantins a receber a dose da vacina contra a Covid-19. Mesmo do grupo de risco, ela continuou trabalhando na linha de frente em combate ao coronavírus. 

Jocilia Tito Barbosa Silva, técnica em Enfermagem no Hospital Geral de Palmas (HGP), é a segunda pessoa a receber a dose no Tocantins. Foto: Divulgação/Redes Sociais.

3ª pessoa a receber a dose 

José Ronaldo Xerente, da Aldeia Funil, em Tocantínia,  de 30 anos, foi o terceiro a receber a vacina. 

Terceiro tocantinense vacinado:
José Ronaldo Xerente, da Aldeira Funil, em Tocantínia. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O Tocantins recebeu do Ministério da Saúde 44 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. As doses chegaram no Aeroporto da Capital por volta das 18h e foram escoltadas pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. 

O secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, destacou que a intenção é vacinar grande maioria da população tocantinenses ainda neste semestre, para que com isso, possa diminuir o contágio do vírus. “Vamos cumprir rigorosamente o plano. O objetivo é vacinar toda população ainda neste semestre”, explica. 

O Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, pediu a população que continue com as medidas de prevenção ao coronavírus. “É um momento de alegria, de libertação. Peço a população que mantenha o distanciamento, use máscara e álcool em gel. É só o início da vacinação. Tocantins abriu hoje a vacinação, graças a Deus”, finaliza o governador. 

A expectativa que a partir desta terça-feira, 19, as doses da vacina sejam distribuídas para todos os 139 municípios tocantinenses. 

Post Anterior

Governo discute criação de carteira digital

Próximo Post

Em cinco municípios: MPTO instaura procedimento para acompanhar plano de vacinação contra Covid-19 na região sul do Tocantins