⟳ Atualizada em: 18/01/2021 21:10
Dia 18 de janeiro de 2021, um dia histórico para o tocantinense que acompanhou pelos veículos de comunicação a chegada do carregamento da vacina e em seguida as primeiras pessoas a ser imunizadas contra a doença no Estado.
Enfermeira recebe a 1ª dose da vacina no Tocantins
Enfermeira no Tocantins desde 1994, 52 anos, moradora de Gurupi, no sul do Estado, casada e mãe de dois filhos. Essa é a Edleuza Ferreira dos Santos, enfermeira na UTI no Hospital Regional de Gurupi, a 1ª pessoa a ser vacinada no Tocantins. Ela é hipertensa e faz parte do grupo de risco. Em julho do ano passado, a enfermeira teve a Covid-19.
A dose foi aplicada na noite desta segunda-feira, 18, no Laboratório Central do Estado (Lacen), após o primeiro carregamento das vacinas chegar no Tocantins.

2ª pessoa a ser vacinada
A técnica de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP), Jocilia Tito Barbosa Silva, de 50 anos, foi a segunda pessoa no Tocantins a receber a dose da vacina contra a Covid-19. Mesmo do grupo de risco, ela continuou trabalhando na linha de frente em combate ao coronavírus.

3ª pessoa a receber a dose
José Ronaldo Xerente, da Aldeia Funil, em Tocantínia, de 30 anos, foi o terceiro a receber a vacina.

José Ronaldo Xerente, da Aldeira Funil, em Tocantínia. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
O Tocantins recebeu do Ministério da Saúde 44 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. As doses chegaram no Aeroporto da Capital por volta das 18h e foram escoltadas pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, destacou que a intenção é vacinar grande maioria da população tocantinenses ainda neste semestre, para que com isso, possa diminuir o contágio do vírus. “Vamos cumprir rigorosamente o plano. O objetivo é vacinar toda população ainda neste semestre”, explica.
O Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, pediu a população que continue com as medidas de prevenção ao coronavírus. “É um momento de alegria, de libertação. Peço a população que mantenha o distanciamento, use máscara e álcool em gel. É só o início da vacinação. Tocantins abriu hoje a vacinação, graças a Deus”, finaliza o governador.
A expectativa que a partir desta terça-feira, 19, as doses da vacina sejam distribuídas para todos os 139 municípios tocantinenses.