Conflito agrário no Tocantins é tema de documentário em exibição no Cine Cultura neste sábado, 16
⟳ Atualizada em: 15/03/2019 18:46

O Cine Cultura do Espaço Cultural recebe neste sábado, 16, o lançamento do documentário Terra e Sangue: Conflito agrário na Região do Tocantins, do diretor Antônio Souza. O filme é um registro de uma parte da história recente do Tocantins e será exibido às 19 horas, no Cine Cultura. O documentário mostra a luta pelas terras da fazenda São João, hoje referência de vitória dos trabalhadores Rurais no estado do Tocantins.
A partir da história da Fazenda São João, situada no município de Porto Nacional, desde 1858, o documentário relata o abandono das questões relativas aos conflitos rurais, e a situação de violência a que ficam sujeitos quem busca o direito à terra.
Sinopse
Em meados do século XIX, a senhora Ana Aires da Silva, requer junto a paróquia da cidade de Porto Nacional (Goiás) o direito de cultivar e criar animais nas terras do Vale do São João. Pouco tempo depois de se tornar dona das terras, Ana Aires morre sem deixar inventário; seus parentes mais próximos não dão importância à herança, a fazenda fica abandonada. No início do século XX grileiros se apossam irregularmente da fazenda com a finalidade de vendê-la.
Serviço
Documentário: Terra e Sangue
Local: Cine Cultura
Data: 16/03 às 19h
Entrada: Gratuita
Ano Produção: 2018
Duração: 71 min
Classificação: 12 anos