Home»Destaque»Começa hoje o período de confirmação de matrícula para alunos da rede estadual de ensino

Começa hoje o período de confirmação de matrícula para alunos da rede estadual de ensino

Para 2018, serão ofertadas 180 mil vagas nas escolas

Atualizada em: 13/11/2017 11:26

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Durante coletiva, a Secretaria de Educação e Cultura antecipou o período de confirmação de matrículas para o ano letivo da rede estadual de 2018 para hoje, 13. Serão ofertadas 180 mil vagas nas escolas. As solicitações de matrículas podem ser realizadas pelo Sistema de Gerenciamento Escolar, disponível no portal da Seduc. “Após ouvir alunos e docentes, a antecipação vem para comodidade de pais e alunos que desejam aproveitar tranquilamente o período de férias, e para que os professores organizem melhor suas turmas e horários antes do início do ano letivo”, disse a Secretária de Edudação Wanessa Zavarese Sechim,

A Secretária de Educação e Cultura, Wanessa Zavarese Sechim. Foto: Pedro Monteiro / Orla Notícias

De 13 a 24 de novembro. Serão atendidos exclusivamente os alunos da rede estadual, seja para confirmação ou transferências; de 1º a 8 de dezembro, vão ser feitas as confirmações de matrículas dos estudantes da rede municipal; e de 14 a 22 de dezembro, os atendimentos serão para os novatos, ou seja, alunos transferidos de redes particulares ou de outros estados, os que perderam o prazo de confirmação da matrícula e os que abandonaram os estudos e desejam retornar. Eles devem fazer o cadastro online e confirmar a matrícula presencialmente na escola, com o protocolo gerado no site.

A documentação necessária para a matrícula é a de praxe: certidão de nascimento ou casamento, histórico ou declaração escolar, em caso de transferência, comprovante de serviço militar para alunos do sexo masculino de 19 a 45 anos, com exceção de indígenas, carteira de identidade, CPF (obrigatório no ensino médio), comprovante de endereço e foto 3×4.

Agora, as disciplinas de Ensino Religioso e Espanhol são facultativas para o ensino médio, e há a inclusão da disciplina Aprofundamento em Leitura e Escrita na grade curricular. Para menores de idade que desejam ingressar no turno da noite, é necessária a apresentação da carteira de trabalho, declaração do empregador ou dos responsáveis.

A Secretária garante que em 2018 não haverá falta de vagas: “Temos 165 mil alunos matriculados na rede estadual, e para o ano que vem temos um total de 180 mil vagas em todo o estado”.  Segundo ela, à respeito dos alunos portadores de necessidades especiais, está sendo realizada uma intensificação na formação de professores. “Há um programa federal de acessibilidade, adaptação e adequação na infraestrutura das escolas, assim como uma estrutura curricular específica para as APAE (Associações de Pais e Amigos Excepcionais)”.

Vale lembrar que a confirmação da matrícula antes fim do ano letivo serve apenas para garantir a vaga na escola. O aluno só será enturmado ou reenturmado após o conselho de classe.

Post Anterior

PM apresenta balanço do Enem com saldo positivo em todo o Estado

Próximo Post

BANDIDOS ABANDONAM CARRO EM MOVIMENTO E CAUSAM ACIDENTE