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⟳ Atualizada em: 08/06/2022 13:26

Com a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas eleitorais, a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem se dividido sobre a melhor estratégia para tentar se aproximar do índice de intenção de voto do petista.

Nas últimas semanas, políticos e publicitários que fazem parte da equipe de campanha têm avaliado a necessidade de mudanças na linha de atuação do presidente diante da aproximação do primeiro turno.

Para integrantes do bloco do Centrão, sobretudo do PP e do PL, o momento seria o de investir na campanha televisiva e radiofônica e de focar no discurso econômico, apresentando soluções para o aumento da miséria e da inflação no país.

A avaliação, baseada em pesquisas internas, é de que a população carente, sobretudo no Nordeste, ainda não diferencia o Bolsa Família do Auxílio Brasil e não associa à atual gestão grandes projetos, como a Transposição do Rio São Francisco ou a Ferrogrão.

O diagnóstico é de que a eleição deste ano ocorre em um cenário diferente ao de 2018, quando a bandeira de combate à corrupção tinha um peso maior sobre o eleitorado. E que o foco deve ser justamente na pauta econômica.

O campo considerado ideológico da campanha eleitoral, do qual fazem parte os filhos do presidente, tem uma avaliação diferente. Segundo integrantes do comitê de campanha, a defesa tem sido a de focar a campanha eleitoral novamente nas redes sociais e em temas nos quais leva vantagem sobre os petistas, como a pauta de costumes e o discurso armamentista.

Para o grupo ideológico, focar o discurso na questão econômica poderia dar espaço para reverberar as críticas feitas por adversários do presidente e que seria mais favorável concentrar o discurso em pautas que tiveram êxito em 2018, como o receio do comunismo e as denúncias de corrupção.

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), apresentou cenário de eventual vitória do petista em um primeiro turno e uma piora na avaliação da população sobre a atual gestão.

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