Home»Destaque»Cleoman Correia, do PR, é eleito prefeito de Itacajá com 52,90% dos votos

Cleoman Correia, do PR, é eleito prefeito de Itacajá com 52,90% dos votos

Atualizada em: 04/12/2017 09:20

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Dos 5. 383 eleitores de Itacajá, região nordeste do Tocantins, 91, 21% compareceram aos locais de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral. A Zona Eleitoral do município que conta com dois locais de votação na área indígena: Aldeia Manoel Alves Pequeno, com uma Seção e 270 eleitores, e Aldeia Santa Cruz, com 449 eleitores divididos em duas Seções, também contabilizou 95% de comparecimento.  

A apuração de todas as urnas foi encerrada por volta das 17h40 e o candidato Cleoman Correira da Costa(PR) foi declarado como novo prefeito da cidade com 2.545 votos válidos ( 52,90%). O candidato Manoel de Souza Pinheiro (PMDB), teve 2.248 votos ( 46,73%). E terceiro candidato Raimundo Marcos Soares Filho (PT), contabilizou 18 votos (0, 37%).  Quanto aos votos 25 foram brancos (0, 51%) e 74 nulos (1,51%). Foram às urnas 4. 910 eleitores. 

O município que teve as eleições suplementares realizada neste domingo, 3, contou com três candidatos a prefeito e vice. A coligação Humildade e Responsabilidade (SD e PR) com o candidato a prefeito Cleoman Correia Costa e o candidato a vice-prefeito Clodoaldo Pereira do Nascimento. O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Raimundo Marcos Soares Filho para prefeito e Raimundo Simplício dos Santos para vice-prefeito. A coligação Itacajá para Todos (PSDB e PMDB) teve como candidato ao cargo de prefeito, Manoel de Souza Pinheiro e a vice-prefeito Márcio Leandro Vieira. 

Segundo a PM, nenhuma ocorrência foi registrada durante o período de votação. Foto: Gabriela Almeida/ TRE TO.

O policiamento reforçado contou com o apoio das policias Militar e Civil e helicóptero da segurança pública que realizou sobrevoo na cidade e facilitou a logística dos cartões de votação das aldeias indígenas até os locais de apuração. Segundo a PM, nenhuma ocorrência foi registrada durante o período de votação.  Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, nenhuma urna precisou ser substituída. 

O último dia para a diplomação dos candidatos eleitos é dia 18 de dezembro.  

Perfil prefeito eleito

Cleoman Correia Costa tem 48 anos, é natural de Itacajá, casado e tem dois filhos, também é servidor público municipal e vereador por três mandatos. Ele é vice-presidente da Câmara Municipal e atualmente responde pela presidência da casa.

Eleição suplementar

O pleito foi necessário em virtude que o prefeito Manoel Pinheiro dos Santos (PSDB) teve o diplomada cassado porque teve as contas rejeitadas durante o período em que foi feito prefeito entre 2009 e 2012. 

Nas eleições de 2016, Manoel Pinheiro concorreu com o registro indeferido e foi eleito com mais de 50% dos votos válidos. Não podendo assumir em 2017, entrou com pedido junto ao Tribunal de Justiça do Tocantins – TJ/TO onde venceu por 4 votos a 1. 

Manoel estava inelegível devido reprovação do seu balancete do ano de 2010, que foi rejeitado pela Câmara Municipal de Vereadores no ano de 2014, no entanto, o TJ/TO anulou o decreto legislativo no dia 07 de novembro deste ano, pois as comissões não foram regularmente constituídas de acordo com o regimento interno da Câmara Municipal.

Investigação eleitoral

A Promotoria de Justiça Eleitoral no Tocantins recebeu denúncias contra dois candidatos. Em um deles, o candidato Cleomar Correira Costa (PR), é acusado de oferecer abastecimentos de veículos em frente ao comitê para pessoas participarem da carreata realizada no último dia 25 de novembro, além de almoço gratuitos em troca de votos.

No outra denúncia apresentada,  os candidatos a prefeito e vice, Manoel Pinheiro (PSDB) e João Batista de Souza Costa (PMDB), em conjunto com o prefeito atual da cidade Wesley Clayton Barros (PSD) e dois vereadores estão sendo acusados de uso abuso do poder politico em uma escola do município. 

Em ambos os casos, se for comprovada a denúncia, eles correm risco de perder o cargo e ficarem inelegíveis por oito anos, afirma o promotor de justiça, Luiz Antônio Francisco Pinto. 

Cidade 

Itacajá do Tocantins conta com mais de 7 mil habitantes de acordo com o último censo do IBGE. A densidade demográfica é de 2,3 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Santa Maria do Tocantins e Itapiratins. Grande parte da população é composta pelos índios da etnia Kraôs.

Post Anterior

App do Orla Notícias – Veja como baixar o aplicativo "Você no Orla" no celular

Próximo Post

Homem é encontrado morto em telhado de residência em Xambioá