Home»Destaque»Cinco homens são detidos por pesca proibida

Cinco homens são detidos por pesca proibida

Atualizada em: 08/02/2018 20:20

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Na noite desta quarta-feira, 7, a Polícia Militar prendeu cinco homens por praticarem pesca no período da Piracema, quando é proibido por lei realizar esse tipo de atividade.

De acordo com a PM, os homens estavam em três motocicletas e levavam consigo cerca de 5 kg de peixes e quatro redes de pesca. Eles foram detidos durante uma blitz no município de Paraíso do Tocantins. 

Segundo a PM, os detidos contaram que haviam pescado os peixes na represa Rio Coco. Os cinco homens foram encaminhados para a delegacia.

Piracema

Todos os anos, no intervalo de aproximadamente 120 dias, que compreende o período de 1º de novembro a 28 de fevereiro, prevalece o período popularmente conhecido como piracema. Durante a temporada de suspensão da pesca, somente pescadores artesanais e os ribeirinhos podem retirar o peixe, e apenas em quantidade destinada ao próprio consumo. 

Nesse período, mesmo a pesca amadora, aquela que tem finalidade exclusiva de lazer ou recreação, não é permitida, pois oferece riscos às espécies em estágio de reprodução. O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto, Aldaires Pacheco, explica que no período de reposição da fauna aquática, o monitoramento é intensificado nos cursos d’água, nos acessos terrestres. “Em locais de difícil acesso, as operações chegam a contar com o apoio aéreo”, conta o diretor. 

No site do Naturatins, o pescador tem acesso online aos documentos e procedimentos necessários para retirar a licença para pesca amadora. O órgão alerta que é importante que o pescador saiba o que é permitido ou proibido e o que caracteriza ação predatória, mesmo após o encerramento da piracema.

As denúncias anônimas de crimes ambientais podem ser realizadas de forma gratuita, via online, no link do Linha Verde disponível no site do Naturatins ou pelo telefone 0800 63 1155.

Post Anterior

Presídios poderão ter aparelhos que bloqueiam sinal de celular este ano

Próximo Post

Homem é preso em Paraíso com carro clonado e documento falso do veículo