Cidadania: TRE quer que mais jovens tocantinenses votem em 2018
Está acontecendo a Semana Nacional do Jovem Eleitor no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. O objetivo é fazer com que mais jovens de 16 e 17 anos compareçam às urnas em 2018.
⟳ Atualizada em: 08/11/2017 19:29

Jovens de 16 e 17 anos têm o voto facultativo nas eleições brasileiras, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins quer que esse público seja mais ativo nas urnas do estado. Visando as eleições de 2018, o órgão está realizando a Semana Nacional do Jovem Eleitor com conversas e debates sobre o processo eleitoral. Nessa quarta, dia 8, cerca de 100 de alunos do Colégio Militar de Palmas foram fazer uma visita e bater um papo descontraído sobre o assunto.

Participou da mesa de discussão o juiz eleitoral, Cledson José e os servidores do TRE Clairton Thomazi, Fernando Ebrahim, Fernando Mendonça e Denilson Mariano.

Para o juiz Cledson José, trazer mais jovens às urnas em 2018 pode mudar o cenário político do Tocantins e do Brasil: “A gente tem a impressão que existe esse sentimento de descrença da população pelo momento político, mas o que percebo é um interesse da classe estudantil em se envolver nesse processo e participar de uma mudança”, diz. Os jovens que participaram do debate no auditório eram bastante incisivos e cobraram que a Semana Nacional do Jovem Eleitor também aconteça no interior. “Todos os questionamentos que recebemos hoje dos estudantes foi no sentido de entender e participar do processo político no estado. A intenção é que o eleitor para quem o voto é facultativo se interesse por política, faça seu título de eleitor e interfira diretamente nas mudanças que a sociedade precisa”, finaliza o juiz.

A estudante Natália Dias, de 16 anos, foi uma das alunas que participou da troca de ideias: “Nem todo mundo vota com consciência, quando alguém vende seu voto, a pessoa está sendo tão corrupta quanto o político que o comprou. Desse jeito, não adianta reclamar de corrupção, né?” Natália já está atenta para fazer o seu título de eleitor ainda esse ano e promete que vai ficar de olho no processo político do ano que vem. A programação da Semana do Jovem Eleitor segue até o dia 10 de novembro.