0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 30/05/2019 11:36

Está prevista para a tarde desta quinta-feira, 30, a chegada das folias do Divino Espírito Santo em Natividade, a bicentenária cidade tocantinense, a 200 km de Palmas(TO). O início da festa foi no domingo, 21 de abril, com a saída desta que é uma das tradições religiosas mais antigas do catolicismo popular. 

Matriz de Nossa Senhora de Natividade cercada de fiéis para a saída das folias do Divino Espírito Santo, em abril. Foto: Simone Camelo

O giro das comitivas durou 40 dias, período em que os foliões e devotos percorreram a zona rural de Natividade e de municípios vizinhos, fazendo visita às cidades de Almas, São Valério, Chapada da Natividade e Santa Rosa do Tocantins.Esta peregrinação representa a andança de Jesus com os seus discípulos.

Mas o retorno do giro da folia não significa que a festa acabou. A festividade será encerrada no domingo de Pentecostes, contou a nativitana produtora cultural Simone Camelo ao Portal Orla Notícias. Em 8 de junho, terá a Festa do Capitão do Mastro, e no domingo, 9 de junho, o dia do Imperador. 

Giro da folia tem duração de 40 dias. Foto: Simone Camelo

Além de Natividade, a Folia do Divino Espírito Santo é celebrada de janeiro a julho, nos municípios de Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Paranã, Monte do Carmo e Almas. Esta devoção foi trazida para o Brasil pelos missionários jesuítas, no século XVI. Apesar da influência da cultura portuguesa incorporou características da cultura regional. 

Divino Espírito Santo: folias saem para giro de 40 dias no sudeste do Tocantins

Post Anterior

Senar realiza cursos de Formação Profissional Rural para produtores durante mês de maio

Próximo Post

ATM e Iphan realizarão dois importantes eventos voltados à valorização do patrimônio histórico e cultural dos Municípios