0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 23/08/2019 16:20

Em clima de muita emoção e com a presença de centenas de pessoas, dentre elas o governador Mauro Carlesse e a primeira-dama, Fernanda, e do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, foi aberta na noite desta quinta-feira, 22, no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi, sul do Tocantins, a exposição Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins. O homenageado, que dá nome à mostra, também esteve presente ao lado da esposa, Marilúcia Uchôa Siqueira Campos e do filho, Alex Siqueira Campos.

A solenidade de abertura aconteceu no auditório do centro de convenções e contou com discursos e apresentações artísticas em homenagem ao ex-governador e criador do Estado. Para receber os convidados, a Orquestra Jovem de Cordas da Casa de Cultura da Universidade Unirg, sob a regência do maestro Jhonata Ferrara, tocou clássicos da música brasileira. Em seguida, foi apresentado um vídeo documentário, dirigido pelo cineasta tocantinense Marcelo Silva, que traz a história de luta pela libertação do então norte goiano, desde o século XVII, lembrando personagens como Teotônio Segurado, juiz Feliciano Machado Braga e tantos outros, até a aprovação da Constituição Federal de 1988, que dividiu o estado de Goiás em dois, criando o Tocantins.

Logo após, o cantor e compositor Genésio Tocantins entrou no auditório apresentando, em voz e violão, a música, de sua autoria, Hino ao Tocantins. Essa apresentação provocou lágrimas no homenageado da exposição, que, acompanhado pelo público que lotou o auditório, cantou a música considerada símbolo do Estado.

Na sequência, o escritor e professor Roberto José Ribeiro presta homenagem a Siqueira em nome da Academia Gurupiense de Letras.

O conselheiro José Wagner Praxedes, idealizador desse projeto, que contou com o apoio de um extenso grupo de amigos, disse, em poucas palavras, a importância da homenagem prestada a Siqueira Campos. “Decidimos fazer essa homenagem a Siqueira Campos, que é a história viva da criação do Tocantins, sonhada pelos goianos do norte e abraçada por líderes, sendo que Siqueira conseguiu negociar essa criação e realização do sonho que era uma necessidade dessa gente, de todos nós que somos desse rincão, antes chamado de norte de Goiás, tantas vezes esquecido pelos governantes causando situação de pobreza extrema nessa parte da população goiana”, enfatizou Praxedes.

Em seguida, Wagner Praxedes lançou, ao lado de Siqueira Campos, o catálogo da exposição, composto por 25 páginas em cores, retratando os 25 painéis que mostram uma linha do tempo com imagens e informações sobre a luta pelo Tocantins.

Por sua vez, Siqueira Campos fez um pronunciamento arrancando aplausos intensos do público, sentado à beira do palco do auditório, agradecendo as homenagens, às pessoas presentes, enaltecendo cada um em sua importância de atuação política e administrativa. Ele falou sobre política e paz dizendo que “as pessoas devem resolver suas diferenças, seus problemas, de forma pacífica, conversando, se entendendo e respeitando as diferenças”. Siqueira elogiou a gestão de Laurez Moreira e disse que “cada um de vocês aqui enchem me coração de alegria e gratidão.”

Chiquinho Chocolate, cantor e compositor, nascido em Gurupi, finalizou a cerimônia, logo após as palavras de Siqueira Campos, com a música Força Estranha, de Caetano Veloso, emocionando a todos os presentes. Dorivan também subiu ao palco para sua homenagem.

Ao final, todos se dirigiram para a exposição e desataram o laço da fita de abertura, iniciando a visitação. A mostra fica no Centro de Convenções Mauro Cunha até o dia 22 de novembro deste ano, de segunda à sexta-feira, no período de 8h às 18h. Escolas municipais e estaduais dos municípios do Sul do Estado estão agendando visitas de alunos. A entrada é gratuita para toda a população.

Outras autoridades prestigiaram a abertura da exposição como a desembargadora Ângela Prudente , conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Manoel Pires, o ex-governador do Estado, Raimundo Boi, o ex-senador Donizete do PT, o Procurador de Contas do Ministério Público Estadual, Oziel, a promotora de Justiça Jaqueline Orofino, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Jaizon , comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Leandro, a secretaria estadual de Educação, Adriana Aguiar, secretário chefe-da Casa Civil, Rolf Vidal, é os empresários Andréia e Oswaldo Stival.

Post Anterior

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Próximo Post

Samu e Bombeiros simulam acidente com múltiplas vítimas e treinam a atuação em uma situação real

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *