Home»Destaque»Catedral de Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional deve receber reparos na semana que vem

Catedral de Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional deve receber reparos na semana que vem

As últimas chuvas deixaram ainda mais evidentes os problemas estruturais do local.

Atualizada em: 01/12/2017 21:25

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Na semana que vem, a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, cartão postal do município de Porto Nacional, tombada pelo patrimônio histórico deve receber a visita de especialistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que irão analisar os locais onde precisa ser restaurado. A informação foi confirmada com exclusividade ao portal Orla Notícias pelo pároco da igreja, padre Jucimar Souza Ribeiro. 

As últimas chuvas deixaram ainda mais evidentes os problemas estruturais do local. Ainda segundo o padre, foi disponibilizo um recurso emergencial por meio da interlocução do IPHAN no Tocantins junto a Brasilia, para reparos na catedral. ” O sup. IPHAN no Tocantins conseguiu uma verba em caráter emergencial e está tomando as providências para a partir da semana que vem trazer um especialista vir até aqui analisar os locais onde tem as goteiras, porque já foi liberada a verba. Agora é colocar em prática o trabalho de reparos das goteiras que nós temos atualmente”, detalha o padre. 

Quando chove, as goteiras no teto molham o piso da catedral. Foto: Divulgação.

No início do mês de novembro, o portal Orla Notícias mostrou a situação do local, com goteiras e infestação de morcegos, onde as fezes e urina tem danificado o mobiliário do templo. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, realizou uma vistoria no início do mês. Uma equipe chegou a fazer registros fotográficos do local que foram enviados à Brasília.

Nessa sala dentro da igreja, o chão e alguns moveis, estão repletos de fezes de morcego. Foto: Divulgação.

Patrimônio Histórico

A Catedral inaugurada em setembro de 1904 foi idealizada pelos padres dominicanos que vieram da França. O templo foi construído com pedra canga, tijolo e madeira. O local guarda a imagem da santa padroeira de Porto Nacional, Nossa Senhora das Mercês.  Boa parte das imagens sacras da igreja foram trazidas da França e de Belém do Pará.

O Centro Histórico de Porto Nacional foi tombado em 2008, segundo dados do Iphan. A área delimitada abrange cerca 250 edificações erguidas no período colonial, conjuntos, ruas, largos e praças, incluindo a Avenida Beira Lago e o entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês.

 

Post Anterior

Carreira musical

Próximo Post

App do Orla Notícias – Veja como baixar o aplicativo "Você no Orla" no celular