Home»Destaque»BOLSONARO DIZ QUE LUCRO DA PETROBRAS É UM “ESTUPRO” E APELA PARA NÃO TER NOVOS REAJUSTES

BOLSONARO DIZ QUE LUCRO DA PETROBRAS É UM “ESTUPRO” E APELA PARA NÃO TER NOVOS REAJUSTES

Bolsonaro chama de "estupro" lucro da Petrobras, que atingiu R$ 44,5 bi no 1º trimestre

Atualizada em: 05/05/2022 21:22

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que é pré-candidato à reeleição, fez uma declaração, no mínimo, polêmica. Ao tratar da Petrobras em sua live semanal nesta quinta-feira (5), o presidente afirmou que os lucros registrados pela companhia são “um estupro”, beneficiando estrangeiros.

“O Brasil, se tiver mais um aumento (no preços dos combustíveis), pode quebrar o Brasil. E o pessoal da Petrobras não entende, ou não quer entender. A gente sabe que têm leis. Mas a gente apela para a Petrobras que não aumente os preços”, disse Bolsonaro.

Apesar da afirmação, é o presidente quem indica o presidente da empresa, que, por sua vez, define as estratégias da companhia. Recentemente, o governo indicou José Mauro Ferreira Coelho para comandar a empresa para um mandato de um ano.

A fala do presidente surge no período de pré-campanha eleitoral. O ex-presidente Lula, que é pré-candidato pelo PT, e o ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato pelo PDT, já criticaram os preços dos combustíveis na gestão Bolsonaro e prometem reformas na gestão da companhia, caso sejam eleitos.

“Sei que (a Petrobras) tem acionistas. Mas quem são os acionistas? Fundos de pensões dos Estados Unidos. Nós estamos bancando pensões gordas nos Estados Unidos. Petrobras, estamos em guerra. Petrobras, não aumente mais o preço dos combustíveis. O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo. Vocês não podem mais aumentar mais os preços dos combustíveis”, completou o presidente.

A Petrobras tem sido alvo de críticas de congressistas em virtude do aumento constante nos preços dos combustíveis. Uma das causas recentes é a Guerra da Ucrânia, que envolve a Rússia, grande produtora mundial de combustíveis que vem sofrendo sanções econômicas por iniciar o conflito armado.

Post Anterior

Bolsonaro diz que PL vai contratar auditoria externa para as eleições

Próximo Post

Petrobras tem lucro de R$ 44,6 bilhões no primeiro trimestre de 2022