Home»Destaque»BISPOS DO TOCANTINS SE ENCONTRAM COM O PAPA FRANCISCO NO VATICANO

BISPOS DO TOCANTINS SE ENCONTRAM COM O PAPA FRANCISCO NO VATICANO

Atualizada em: 28/06/2022 10:44

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Realizada ordinariamente a cada cinco anos, a visita Ad limina Apostolorum, tem a finalidade de fortalecer a comunhão das Igrejas locais com a Igreja universal, dos bispos em suas dioceses com o bispo de Roma, o Santo Padre.

Os bispos do Regional Norte 3 (Tocantins, Pará e Mato Grosso) estão no Vaticano para realizarem, juntamente com os bispos do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), a Visita ad limina Apostolorum. Um dos momentos mais esperados
da visita é a audiência com o papa Francisco, ocorrida na manhã da segundafeira (27/06).

Na conversa com os bispos, o papa Francisco, demonstrou a sua preocupação com evangelização na Amazônia, com os povos tradicionais e o cuidado com a Casa Comum.

Para Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis: “Estar com o Santo Padre, o Papa Francisco é manifestar a comunhão das nossas igrejas particulares com o sucessor de Pedro. Os bispos dos regionais norte 2 e 3 da CNBB estão em Roma como peregrinos e trazem ao Santo Padre, o Papa Francisco a vida das suas Igrejas, a fé, a esperança, os anseios, dores e alegrias do povo que está sob os nossos cuidados de pastores. É uma visita de partilha
da vida das nossas Igrejas, preocupações, esperanças e também para ouvir o que esses dicastérios esperam das Igrejas particulares.

Faz parte da visita, celebrações das principais basílicas de Roma. Esperamos esse encontro com o Papa Francisco e os dicastérios momentos de comunhão, partilha, fortalecimento da fé e oração”. Peço que rezem por nós, rezem pelo Santo Padre pela sua saúde estejam em comunhão conosco, pois estamoss em comunhão e orações por todos vocês”, finalizou o bispo.

O que significa a “Visita ad limina Apostolorum?

A “Visita ad limina Apostolorum” significa no limiar, na soleira, na entrada ou no limite (das basílicas) dos Apóstolos Pedro e Paulo. Trata-se, pois, de uma Visita Pastoral que os bispos devem fazer, a cada cinco anos (cf. CIC, can,. 399-400), para demonstrar a unidade das Igrejas locais (Dioceses) com a Igreja universal em Roma.

A finalidade da visita Ad limina pode ser caracterizadas por três eixos fundamentais: a peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo; o encontro com o Santo Padre e o contato com os Dicastérios da Cúria Romana.

Os bispos do Regional Norte 3 (Tocantins, Pará e Mato Grosso) realizam a vista juntamente com os bispos do Regional Norte 2 (Pará e Amapá).

Compõe o Regional Norte 3, os seguintes bispos:
1. Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas-TO – presidente do Regional Norte 3 da CNBB;
2. Dom Dominique Marie Jean Denis You, bispo diocesano de Santíssima Conceição do Araguaína-PA – vice presidente;
3. Dom Welligton de Queiroz Vieira, bispo diocesano de Cristalândia-TO – secretário geral;
4. Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo diocesano de Porto Nacional-TO;
5. Dom Giovane Pereira de Melo, bispo diocesano de Tocantinópolis-TO;
6. Dom Philip Eduard Roger Dickmans, bispo diocesano de Miracema do Tocantins-TO;
7. Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo prelado de São Félix do Araguaia-MT.

Post Anterior

Polícia Federal deflagra operação para combater o comércio ilegal de ouro no Tocantins

Próximo Post

Luxemburgo reúne líderes em Palmas e apresenta diretrizes da pré-campanha