0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 17/06/2020 15:33

Se você acompanha o crescimento e as tendências da tecnologia, acredito que já tenha ouvido falar sobre Big Data. Mas acredito que poucas pessoas saibam o que é realmente e para que ele serve.

Podemos dizer que Big Data são dados seja ele estruturado ou não; a questão é como iremos utilizar as informações para que possamos obter uma tomada de decisão.

Big data  refere aos dados estruturados e não estruturados que são gerados diariamente, ou a cada segundo, pelas empresas. Sabemos que  o mundo não para de gerar informações tendências e novos segmentos a serem comercializados, portanto podemos dizer que a empresa que souber analisar os seus dados de uma forma mais eficaz terá uma grande vantagem sobre os seus concorrentes.

Segundo estudos, diariamente são gerados mais de 2,5 quintilhões de Bytes até 2025 a expectativa do setor tecnológico que esse volume possa crescer 10 vezes a mais.

Perceba  como o Big Data é  importante para a sua empresa,  com as  informações apuradas as empresas poderão verificar qual a tendência de comportamento e de consumo  e assim definir uma tomada de decisão para os meses seguintes.

Com isso podemos avaliar as mudanças que podem trazer benefícios para o seu negocio, a consequência é a atuação mais precisa que foque no uso de grandes volumes de dados gerados.

Sabemos que coletar informações e armazenar informações é um processo antigo, assim foi estruturado esse termo conceitual a partir dos anos 2000, essa abordagem está embasada em 3Vs.

VOLUME: A grande quantidade de dados pode ser captada de diversas maneiras, redes sociais, sites, transações financeiras, cadastros, orçamentos, podendo também ocorrer captações dentro e fora da empresa.

VELOCIDADE: é a rapidez com que os dados são transmitidos e tratados. Mesmo entendendo da complexibilidade e os grandes números de informações, temos que entender que o processamento das informações tem que ser ágil para serem utilizadas de imediato nas tomadas de decisões.

VARIEDADE: Está informação esta relacionada aos dados que são gerados, ela pode ser estruturada ou não, nesta situação quanto mais informações obtidas é o grau de complexibilidade das informações mais alta será a chance de termos informações mais uteis para a nossa tomada de decisão.

Existem inúmeras aplicações para o uso dessa ferramenta, sendo que um dos segmentos que mais pode se valer dela é o da publicidade, a fim de se comunicar com os mais distintos grupos, apenas pelo fato de conhecer os seus desejos, saber quais são os seus sonhos e preferências.

Hoje em dia, já existem cidades que fazem uso do Big Data para resolver problemas existentes a fim de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos. Um exemplo é o uso de câmeras e GPS no monitoramento do trânsito para evitar congestionamentos.

Podendo ser utilizado em hospital, por um software que armazena informações dos pacientes em triagem e facilitando futuros diagnósticos, com o cruzamento de dados e comportamentos de novos pacientes, assim é possível antecipar diagnósticos, sintomas e indicar até mesmo tratamentos.

Como se pode observar o BIG DATA e uma ferramenta muito útil para o seu negócio. Ele faz parte de um processo complexo na transformação digital, assim ajudando a sua empresa a ser mais competitiva e trazendo mais satisfação aos seus clientes.

Cicero Piga / Consultor BI

Post Anterior

Embarques do Agronegócio batem novo recorde     

Próximo Post

Tocantins contabiliza 7.774 casos da Covid-19

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *