0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 09/05/2019 15:35

Montado pelo terceiro ano consecutivo pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na Agrotins, os visitantes podem conhecer de perto o curral ecológico. Um protótipo de uma alternativa barata e ambientalmente correta.

O curral está montado na área dedicada à pecuária da feira, e segue até sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Na estrutura, as tiras de pneus substituem as pranchas horizontais de madeira que circundam o curral convencional. “Desta forma, damos uma nova utilidade aos pneus, que podem levar até 600 anos para se decompor na natureza, além de diminuir o custo na construção do curral para o agropecuarista”, explana o técnico ambiental e agropecuário Ricardo Carvalho Mendes, desenvolvedor do projeto, elaborado em parceria com a engenheira ambiental Cinthia Barbosa Pires Azevedo, gerente de Instrumentos Econômicos e Ambientais da Semarh.

Um dos benefícios do curral ainda, segundo a gerente, é o bem-estar dos animais, já que a troca da madeira pelos pneus amortece o impacto deles com as laterais da estrutura, diminuindo o estresse do confinamento. “Além disso, o público-alvo do projeto é o agricultor familiar, principalmente por ser uma alternativa de baixo custo”, explica Cinthia Azevedo.

O professor Hugo Rivas, que atua na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, passou pelo curral ecológico da Semarh e saiu impressionado. “Achei muito interessante por ser barato, próprio para a agricultura familiar e pela possibilidade de ser utilizado tanto para bovinocultura quanto para suinocultura”, relata.

Manual de construção

O projeto para construção do curral com todo o material necessário está disponível para download no site da Semarh, no endereço www.semarh.to.gov.br.

Post Anterior

Vídeos: PRF apreende 262 tabletes de cocaína em fundo falso de caminhão boiadeiro

Próximo Post

Encceja 2019: Abertas inscrições para interessados em receber a certificação escolar