0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 26/10/2018 09:30

Nesta sexta-feira, 26, o Portal Orla Notícias questionou o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins(Sindiposto) porque, mesmo com os anúncios de redução no preço da gasolina, nas refinarias, o consumidor não viu mudança nas bombas, especialmente em Palmas(TO).

Quem abastece com frequência nos postos da capital só tem acompanhado, ao longo de 2018, as frequentes mudanças no preço. Sempre para mais. A justificativa do setor é que isso se deve à política adotada pela Petrobrás, desde que o presidente Michel Temer assumiu o Palácio do Planalto.

Foto: Divulgação.

No entanto, só da semana passada para cá, a mesma companhia anunciou duas reduções no valor da gasolina, que somadas às outras de 15 de setembro para cá, acumulam uma queda de 10,4% no preço. A última foi registrada na segunda-feira, 22. Com isso, o litro do combustível passou a ser negociado a R$ 2,0639, segundo informou a estatal.

“Do dia 15 de setembro pra hoje houve redução de quase 27 centavos, que os postos ainda não sentiram”, disse o presidente do Sindiposto, Wilber Silvano de Sousa Filho, ao Portal. Segundo ele, a explicação está ligada ao preço do álcool anidro também. “O etanol anidro tem subido porque estamos chegando à entressafra do produto”, e a gasolina vendida nos postos tem 27% de etanol anidro na composição, justificou. (Ouça áudio)

Os especialistas dizem que as quedas recentes nos preços da gasolina nas refinarias tem uma explicação mais complexa, se devem tanto ao recuo do câmbio quanto dos valores internacionais do petróleo e do próprio combustível fóssil.

O Procon Tocantins informou ao Portal Orla Notícias que monitora semanalmente os preços nos postos de combustíveis, verificando se estão de acordo com os valores praticados nas distribuidoras. E disponibiliza ao consumidor uma pesquisa de preços que pode ser consultada aqui.  

Fiscais do Procon percorrem semanalmente os postos de Palmas, Porto Nacional e Araguaína. Foto: Ascom/Procon
Post Anterior

Javali que atacou duas pessoas em Palmas foi abatido por guardas metropolitanos

Próximo Post

Novo Procurador Geral de Justiça Tocantins tomará posse em dezembro