Home»Comunidade»Alunos do IFTO de Palmas denunciam falta de higiene em refeitório; gatos comem em pratos em cima da mesa

Alunos do IFTO de Palmas denunciam falta de higiene em refeitório; gatos comem em pratos em cima da mesa

Alunos fazem refeição dividindo espaço com gatos. Denunciam que no refeitório já foi encontrado animais mortos. E a qualidade da comida também e questionada.

Atualizada em: 13/12/2017 18:44

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

“Com baratas e lagartixas, é assim a nossa refeição aqui dentro do IFTO”, esse foi relato de Fábio Fernandes Neres, que cursa Letras no Instituto Federal do Tocantins, campus de Palmas, ao site Orla Notícias. A indignação do estudante veio depois que ele passou mal com a comida servida do refeitório da instituição de ensino. “Já comi várias vezes no refeitório, e passei mal. Não entendo porque nada é feito. Porque não há fiscalização. A direção nunca dá uma resposta. O refeitório é um ambiente aberto e quase não há cuidado com higiene. Já ouvi gente reclamando de comida estragada sendo servida”, comenta.

alunos no refeitório IFTO campus Palmas – Foto: Fabíola Sélis / Orla Notícias

Outra reclamação sobre o lugar é presença de animas transitando pelo refeitório e também na cozinha, onde são preparados os alimentos. “Já tivemos uma situação desagradável, quando gatos mortos ficaram bem ao lado do refeitório e tivemos que fazer as refeições mesmo assim com o mau cheiro. Além disso, há muitos gatos que ficam ali em busca de comida. Não somos contra os animais, mas acho que eles não deveriam estar ali”, conta o presidente do grêmio estudantil, Alailson Aguiar Ribeiro.

gatos moram na unidade e ficam na porta da cozinha – Foto: Fabíola Sélis / Orla Notícias

E essa cena foi flagrada várias vezes pelos alunos. Para o site Orla Notícias, foram enviadas fotos de um gato em cima da mesa do refeitório. Um vídeo também mostra o gato comendo no prato deixado em cima da mesa (confira o vídeo abaixo).

Além disso, os alunos também reclamam da qualidade da alimentação servida. Ainda segundo o presidente do grêmio estudantil, várias reclamações foram enviadas para direção da unidade, “já pedimos solução várias vezes e nada é resolvido. Não temos sequer resposta da direção. Aqui dentro a refeição é paga pela grande parcela dos alunos. Só uma pequena porcentagem é isento, os demais alunos matriculados pagam 4 reais pela alimentação. E quem não é aluno também paga, mas o valor é de 7 reais. Por isso que não podemos aceitar qualquer coisa. E porque a vigilância não vem aqui?”, comenta o representante dos alunos.

Os alunos resolveram manifestar mais uma vez nessa semana. Com cartazes e batucada, seguiram pelos corredores até o refeitório na hora do almoço. Na hora muitos alunos comiam no local. A equipe do site Orla Notícias ainda flagrou a presença dos gatos bem na porta da cozinha do refeitório.

manifestação estudantes IFTO campus Palmas – Foto: Fabíola Sélis / Orla Notícias
Manifestação dos alunos IFTO – Foto: Fabíola Sélis/ Orla Notícias

Em nota a direção-geral do Campus Palmas do IFTO, informou que o restaurante acadêmico está em funcionamento desde o mês de abril de 2013 e que o contrato só deve ser encerrado em abril de 2018, conforme licitação que resultou no contrato da empresa. Com relação aos animais, a unidade esclarece que há uma facilidade já que ficam próximos ao Parque Cesamar. Já os gatos, eles informam que fizeram solicitações aos órgãos competentes, mas a questão ainda não foi resolvida. E que os próprios alunos e servidores, alimentam os bichos e colaboram para a permanência deles. Quanto aos outros animais: baratas e insetos, a direção trata o assunto como normalidade, já que o surgimento é eventual e sempre teriam solucionado o problema. Sobre o relato de comida estragada servida no refeitório, esclareceram que até o momento não teriam recebido reclamações de usuários do restaurante e ainda que tenham sofrido danos por ingestão da comida. Até o momento a empresa serviu 546.817 refeições somente aos estudantes da instituição. Com o fim do contrato em 2018, a direção ainda esclareceu que novo contrato deve ser celebrado, com novas cláusulas. E ainda que só pode ser resolvido o problema com o fechamento do espaço e climatização, mas ainda não há verba disponível para a adequação. E não informou quando essa mudança pode acontecer.

alunos no refeitório IFTO campus Palmas – Foto: Fabíola Sélis / Orla Notícias

O grêmio realizou um abaixo assinado. ” Já reunimos 480 assinaturas e vamos entregar a unidade, em busca de uma solução. Porque já não aguentamos mais o descaso”, comentou presidente do grêmio.

 

 

Post Anterior

Foragido há quase 1 ano é preso em Gurupi

Próximo Post

Foragido da justiça é preso com 5 kg de maconha em Gurupi