0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 24/05/2018 08:59

Jovens que completam 18 anos em 2018 tem até 30 junho para fazer o alistamento militar. João Pedro Carvalho, está entre estes jovens que precisam se alistar, aliás já passou da hora, completou 21 anos em fevereiro e estava a procura de informações sobre como se alistar aqui na capital, ” estava com dificuldades de localizar a Junta de Serviço Militar para fazer o alistamento e aí descobri que ele pode ser feito online, pela internet”, conta o jovem.

Serviço online

O Exército Brasileiro, por intermédio das Regiões Militares, disponibilizou este ano em todos os estados da federação, o alistamento online.

Nessa nova modalidade de alistamento, o jovem poderá ter a comodidade de realizar o seu Alistamento Militar, utilizando computadores, tablets e aparelhos de telefonia móvel com acesso à internet, tudo no conforto de sua residência, evitando a permanência indesejável em eventuais filas. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e realizar em poucos passos seu alistamento.

Após o Alistamento Online, o jovem receberá um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Para quem pretende seguir na carreira militar a seleção acontece no segundo semestre do ano que se alistou.

Sanções

De acordo com informações do site do exército Brasileiro, quem deixar de se alistar fica impedido de:

Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;

Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Além dos impedimentos que listamos, ainda existe uma multa simbólica. Quem não se alistar no exército dentro do prazo estipulado fica devendo uma multa de R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso.

A multa também só pode ser paga nas agências do Branco do Brasil ou dos Correios.

Post Anterior

Filhote de veado abandonado é resgatado em Miracema: animal será levado para o CETAS

Próximo Post

Greve dos caminhoneiros: governo criará 'gabinete de crise' e priorizará abastecimento de ambulâncias e viaturas