0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 02/07/2020 17:41

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, entregou ao governador Mauro Carlesse, nesta quarta-feira, 1º de julho, o Plano de Retomada do Turismo da Região do Jalapão, que contempla os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19 recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso e controle dos turistas no parque.

A entrega foi acompanhada pelos prefeitos de Mateiros e São Félix, Pastor João e Marlen Ribeiro, respectivamente, durante cerimônia no Palácio Araguaia. Os protocolos de segurança foram elaborados pelos dois municípios, além de Ponte Alta do Tocantins, em parceria com os conselhos municipais de turismo, associações representantes do trade turístico e com o acompanhamento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

“Trabalhamos junto com o Governo estes protocolos que foram entregues e agora é esperar a definição do Governador para a abertura do Jalapão”, afirmou o prefeito de Mateiros. O gestor de São Félix enfatizou que “agora é esperar a viabilidade da data de abertura do Parque para receber os turistas com segurança”.

Secretário Tom Lyra, acompanhado por prefeitos, entrega protocolos de segurança para retomada das atividades turísticas ao governador Mauro Carlesse. Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins.

Segundo o presidente da Adetuc, a expectativa é que as atividades no Parque estejam liberadas a partir de agosto. “Os protocolos seguem para análise do governador Mauro Carlesse. Acreditamos que se não houver aumento exponencial de Casos da Covid-19, o Governador pode decidir pela abertura do Parque, de forma segura e responsável visando a recuperação econômica e a saúde dos moradores da região”, afirmou. Tom Lyra reiterou ainda que o plano representa o anseio das comunidades e empresários da região.

A proposta de reabertura das operações turísticas no Jalapão  foi tomada após uma série de reuniões e videoconferências conduzidas pela Adetuc, com a participação do  trade turístico, incluindo prefeitos e secretários municipais, dos conselhos municipais de Turismo, artistas, empresários e moradores. Tom Lyra também visitou in loco os municípios para ouvir a comunidade.

Suspensão

As visitações públicas ao Parque Estadual do Jalapão e à Área de Proteção Ambiental do Jalapão continuam suspensas, conforme o Decreto 6.067, publicado no Diário Oficial de 17 de março.

Post Anterior

Contas públicas devem fechar este ano com déficit de R$ 828,6 bi

Próximo Post

Bolsonaro quer entregar, através da Infraestrutura mais 33 obras públicas até o fim do ano