0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 14/10/2020 15:15

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza na sexta-feira, 16, a abertura oficial do Plantio da Safra Tocantins 2020/2021. O evento será realizado na sede da Agricultura Tia Maria, localizada na Zona Rural do município de Gurupi.

O agronegócio tocantinense cresce ano a ano, com destaque para a produção de grãos. O acompanhado do crescimento na área de plantio pode ser observado com o fechamento da safra 2019/2020, onde mostra uma produção recorde no Estado, atingindo 5,86 milhões de toneladas, valor 15,4% superior aos 5,08 milhões de toneladas da safra 2018/2019, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com uma safra recorde e projeções de aumento para a safra 2020/2021, o secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, destaca que o Tocantins segue na busca pela verticalização da produção agropecuária. “O objetivo do Governo do Estado é inserir novos arranjos produtivos para gerar mais renda e novos postos de trabalho; e, ao mesmo tempo, garantir abastecimento e segurança alimentar. Queremos aproveitar eficientemente os recursos já existentes de forma estratégica e eficaz”, explica Thiago.

O Estado conta com vários polos de redução de grãos com características edafoclimáticas favoráveis. Inseridas nessas regiões temos a atuação de Associações que congregam o agronegócio e seus produtores.

São elas: Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO),  Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (Aproeste), Associação de Produtores Rurais Sul do Rio Sono (Aprorios), Associação Plantadores Alto Tocantins (Planalto) e Associação dos Produtores Rurais da Chapada das Mangabeiras (Aprochama), além do fortalecimento do cooperativismo no Estado com destaque para cooperativas como a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e  Frísia Cooperativa Agroindustrial.

A Abertura do Plantio Safra 2020/2021 – Tocantins é aberta para produtores, empresas do Agro, técnicos, estudantes e pesquisadores.

Programação

Soja. Foto: Wilson Rodrigues.

9 horas  –  Credenciamento

10 horas – Palestra sobre Verticalização da Produção –  Palestrante: José Maria Pulgas Filho

11 horas – Abertura do Evento

12 horas – Plantio simbólico

Post Anterior

IPVA 2020: prazo para pagamento termina nesta quinta, 15

Próximo Post

Trecho da avenida M, no Aureny III, é fechado para obras de drenagem

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *